A perda de um imóvel para leilão, seja o judicial ou extrajudicial , desencadeia várias situações negativas como ressentimentos, depressões e doenças diversas às pessoas envolvidas. Por isso, evita-la é essencial para manter a sua qualidade de vida.
Em geral, as situações que geram risco de você perder a sua casa podem ser evitadas com um bom planejamento financeiro de médio e longo prazos, o que lhe proporcionará mais tranquilidade para decidir o que fazer nos momentos de crise.
Além disso, cuidar das finanças, principalmente das contas a pagar, é imprescindível, pois o seu bem pode ser levado ao leilão pela justiça ou pelo banco a qualquer momento, nos seguintes casos:
- O não pagamento do condomínio
- Manter-se como fiador de imóvel
- O não pagamento de financiamentos
- Ser sócio de empresas falidas, pois o sócio responde com seus bens pessoais
- O não pagamento da pensão dos filhos
- O ato de deixar de pagar o IPTU e outras contas
Na prática, para toda ação ou título de direito em que sejam demandados uma ação com sentença, você poderá perder o seu imóvel se não fizer o pagamento desta sentença.
Por isso, quando falo em planejamento e em “cuidar das finanças”, quero dizer que além de quitar suas dívidas em dia, você precisa guardar uma quantia razoável de dinheiro, o suficiente para bancar ao menos seis meses de pagamento de todas as suas contas. Esse tempo é suficiente para que sepossa reverter situações adversas sem perder seu patrimônio para os leilões.
Para saber mais sobre isso, adquira o Curso de Administração de Imóveis com metodologia FCA Cursos e livre-se de uma vez por todas dos riscos de perder seus bens para os leilões!